segunda-feira, 8 de junho de 2009

Diário de uma eleição

Ora dia Seis fiz anitos, pelo que dormi duas horas antes de me apresentar na Mesa 23 de Rio de Mouro. Teoricamente devia ter sido o Vice Presidente, cargo que é reconhecido pela sua relativa inutilidade, mas como já sabia que ia estar um caco em termos físicos, pedi especificamente para me ser concedida a dúbia honra de ser um inútil durante a minha estadia na mesa.
O tiro saiu-me pela culatra, dado que a Presidente teve um acidente, e não pode aparecer. Lá fui eu promovido, isto com duas horas de Sono.
Ah, e a mesa é constituída logo às 07.00 da manhã. Felizmente a secretária era uma militante do BE, altamente burocrática, que de forma muito alegre se agarrou à papelada e me deixou em paz a tagarelar com duas senhoras muito simpáticas (e gordinhas, assim como a secretária!), mãe e filha, enviadas pela Câmara.
E pronto, lá começaram as eleições… cometi uma pequena irregularidade ao deixar uma senhora votar antes das 08.00, mas a senhora estava com pressa e eu sou bonzinho e ninguém se opôs (a militante do BE ia mandando uns pasteis, especialmente com o facto de eu não desconfiar de velhotes com fotocopias do seu BI, e os deixar votar, mas pronto).
Descobri a forma perfeita de ser adorado por todas as velhotas: Basta apenas trata-las por “menina”! Por momentos temi que se estivesse a formar uma legião de fãs octogenárias lá fora, mas não se verificou o caso.
E pronto. Lá se passou o dia. Depois foi contar os votos, ir entrega-los à junta (tem um monte de formalidades inerentes), e ainda recebi os meus 76€ pelo trabalho (e tenho em conta que trabalhei praticamente 11 horas, com meia hora de intervalo, até é uma jorna baixa).

Ora o resultado, que na minha mesa, na minha freguesia e concelho foram igualmente favoráveis ao PS, foi logo dissecado ao milímetro. Fui apenas casa jantar em cinco minutos, e fui logo para a Secção do PS. Pronto, já sabia o resultado, c’est l avie – já levamos o cartão vermelho, catita - passamos o tempo todo a olhar para os resultados de Rio de Mouro mesa à mesa (em regra favoráveis para o PS), e a começar a tirar elações para as autárquicas. Pronto, lá teremos nós de nos aliar ao BE….

As conclusões que se tiram das Europeias são as que se tiram dos cabeçalhos dos jornais, com mais algumas: Agora o PS está assustado com as sondagens, não irá descansar, ficará mais alerto. A máquina praticamente não mexeu, e o Sócrates também não fez nada de jeito.
As autárquicas é que irão verdadeiramente decidir as legislativas

E pronto

Dahhhh
PS: Ontem o Rangel acusou o Socrates de “se esquivar aos seus deveres de ministro” para fazer campanha. Estava a falar do facto do Primeiro Ministro se ter escapado a um debate quinzenal na AR. Ora o Sócrates é o Ministro da República que mais debates parlamentares fez na AR desde o 25 de Abril. Parece isto justo?

Sem comentários: